sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TRABALHO SOBRE TECNOLOGIA 2009

FACULDADE METROPOLITANA DE CAIEIRAS


Adriana Palmeira dos Santos Gomes Silva


TRABALHO SOBRE:
“ O HISTÓRICO DA TECNOLOGIA E A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA OS NOVOS GESTORES EDUCACIONAIS”.








Trabalho apresentado ao professor Márcio Santos da Faculdade Metropolitana de Caieiras (FMC), Curso de Pedagogia, como exigência da disciplina tecnologias aplicadas á Gestão Escolar








CAIEIRAS
2009


SUMÁRIO




HISTÓRIA DA TECNOLOGIA.................................................................. 04
UM HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA................................04 á 06
HISTÓRIA DA INTERNET....................................................................... 07
DESENVOLVIMENTO DA INTERNET....................................................... 07
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA OS NOVOS GESTORES EDUCACIONAIS.................................................................................... 08
OS BENEFICIOS DA TECNOLOGIA ALIADA A GESTÃO......................08 e 09
PORQUE GESTÃO E TECNOLOGIA.................................................10 e 11
RENOVAÇÃO DA PRÁTICA.................................................................... 12
COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS.................................................. 12
APRIMORAR A GESTÃO DA ESCOLA COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS...............................................................................12 e 13
LISTA DE TECNOLOGIAS................................................................14 e 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................17








HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
• As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
• As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
• Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
• A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
• O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
• Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

ACOMPANHE ABAIXO UM HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA:

1291 - Na Itália surgem os primeiros espelhos.
1454 - O alemão Johann Gutenberg. inventa a máquina chamada de Imprensa. Com está máquina o homem passou a produzir de forma mais rápida e eficiente, os livros. Esse invento causou uma revolução na cultura da época.
1590 - O holandês Zacharias Janssen (1580-1638?) fabrica o microscópio, utilizando técnicas usadas na fabricação de lentes para óculos.
1592 - O astrônomo e inventor italiano cria o primeiro termômetro utilizando o sistema de água para a medição de temperatura.
1643 - O cientista italiano Evangelista Torricelli inventa o barômetro para medir a pressão atmosférica.
1707 - O físico inglês John Floyer inventa o relógio de pulso.
1712 - O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor.
1800 - O físico italiano Alessandro Volta cria a bateria elétrica.
1839 - O artista e pesquisador francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre tira a primeira fotografia, com sua máquina chamada daguerreótipo.
1860 - O inventor belga Jean-Joseph-Etienne Lenoir desenvolve o primeiro motor a explosão.
1876 - O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias.
1879 - O americano Thomas Alva Edison inventa a lâmpada elétrica.
1901 - É criado o rádio pelo italiano Guglielmo Marconi.
1903 - Os irmãos Wright pilotam o primeiro avião.
1904 - Criadas pelo engenheiro inglês John Ambrose Fleming surgem as válvulas eletrônicas.
1906 - O brasileiro Alberto Santos Dumont voa em paris no 14 bis e passa também a ser considerado um dos pais da aviação junto com os irmãos Wright.
1941 - O engenheiro inglês Frank Whittle desenvolve o avião a jato.
1943 - A empresa japonesa Motorola lança no mercado o walkie-talkie.
1945 - Os EUA detonam no deserto do Novo México a primeira bomba atômica.
1946 - O engenheiro americano Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio.
1947 - A televisão começa a chegar nos lares de pessoas de todo o mundo.
1948 - Começam a ser utilizados os chips de silício e as válvulas eletrônicas.
1956 -O pager é lançado nos Estados Unidos.
1961 - Lançada a Vostok, a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.
1965 - Lançados os primeiros satélites de comunicação. Inaugura uma nova era na transmissão de dados eletrônicos.
1972 - Os discos laser são lançados revolucionando a indústria fonográfica.
1977 - Lançado nos Estados Unidos o primeiro telefone celular.
1981 - Primeira viagem de um ônibus espacial.
1995 - Dave Wineland e Chris Monroe desenvolvem o primeiro transistor do tamanho de um átomo.
1998 - Lançado no Brasil os primeiros DVDs.
1999 - A Internet cresce no mundo todo em velocidade impressionante. Os arquivos de MP3 começam a ser usados e transmitidos pelas ondas da Internet.
A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, conseqüentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível. A madeira, a argila e a rocha (tal como a pedra calcária) estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica, tijolos e cimento, entre outros materiais. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a habilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 aC.), e eventualmente a descoberta das ligas, tais como o bronze (4000 a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço datam de 1400 a.C..
As ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.
A maior parte das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregadas na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar. Com isso, o público doméstico acaba sendo o último a se beneficiar da alta tecnologia, já que ferramentas complexas requerem uma manufatura complexa, aumentando drasticamente o preço final do produto.
A energia pode ser obtida do vento, da água, dos hidrocarbonetos e da fusão nuclear. A água fornece a energia com o processo da geração denominado hidroenergia. O vento fornece a energia a partir das correntes do vento, usando moinhos de vento. Há três fontes principais dos hidrocarbonetos, ao lado da madeira e de seu carvão, gás natural e petróleo. O carvão e o gás natural são usados quase exclusivamente como uma fonte de energia. O coque é usado na manufatura dos metais, particularmente de aço. O petróleo é amplamente usado como fonte de energia (gasolina e diesel) e é também um recurso natural usado na fabricação de plásticos e outros materiais sintéticos. Alguns dos mais recentes avanços no ramo da geração de energia incluem a habilidade de usar a energia nuclear, derivada dos combustíveis tais como o urânio, e a habilidade de usar o hidrogênio como fonte de energia limpa e barata.
Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.


HISTÓRIA DA INTERNET



Introdução
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Desenvolvimento da Internet
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.


A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA OS NOVOS GESTORES EDUCACIONAIS.


A gestão escolar precisa de ferramentas que agilizem os processos e facilitem o acompanhamento das rotinas administrativas.
A presença da tecnologia na educação, as instituições escolares precisam de recursos tecnológicos na gestão de sua estrutura para serem competitivas no mercado.
Oferecer informação com segurança e qualidade, auxiliando na tomada de decisão e a distribuição dos recursos humanos e financeiros da escola.
“O gestor, principalmente, deve estar preparado para esse novo tipo de gestão, precisa entender o papel da tecnologia e se beneficiar disso”.

Os benefícios da tecnologia aliada à gestão

Gerir a instituição escolar com o apoio de um software oferece muitas facilidades. “Com essa ferramenta, o gestor tem uma visão do todo da escola e tem mais tempo para investir em ações que necessitem de maior atuação humana”.

Administrativas

Administração de pessoal; operações financeiras; central de vestibular; controle do cadastro dos alunos; realização de matrículas; gerência das turmas da instituição; classificação de centros e diretorias a fim de subdividir a administração; configuração de períodos letivos, regimentos e avaliações; atualização do cadastro dos professores; criação de relatórios personalizados; controle do calendário; controle do acervo da biblioteca; entre outras funções.

Para os educadores

Os professores podem lançar e enviar notas e faltas pela Internet; disponibilizar o conteúdo das aulas; consultar planos de ensino; informar ocorrências diárias. A economia de tempo e a redução do trabalho braçal faz com que tenham mais disponibilidade para discutir e planejar projetos e melhorias na escola e nas aulas.

Para os pais e alunos

Alguns softwares disponibilizam sites que permitem a realização das matrículas pela Internet; acesso ao boletim de notas com a média do aluno e da turma, média geral e por disciplina, além de mostrar também um gráfico comparativo; acesso a dados cadastrais, como ficha financeira, ocorrências diárias e histórico escolar.
Os meios digitais e as tecnologias oferecem novas formas de acesso ao conhecimento, o modo de vida moderno, assim como os nossos comportamentos, seriam em grande parte determinados pelos instrumentos existentes no domínio da comunicação”.
Os novos comportamentos e as novas formas de comunicação refletem na escola alterando o modelo de educação ora existente. O advento de ferramentas que proporcionam liberdade de produção coloca o estudante diante de uma nova face educacional, um novo contexto. Nesse sentido, práticas pedagógicas que contemplem as novas mídias e tecnologias como ferramentas de aprendizagem oferecem uma nova perspectiva ao aluno que de um modo ou de outro já nasceu digital e vive em seu cotidiano fora do ambiente escolar essa realidade de acesso às novas mídias e tecnologias.
Sendo assim, a escola deve tornar acessível o uso das tecnologias digitais para que os alunos possam desenvolver a expressão de leitura e escrita por meio delas. Deve ainda propor atividades com uso de tecnologias tipo: páginas de relacionamentos a exemplo do Orkut que possibilitam de acordo d com o interesse do aluno ou com direcionamento do professor fazer parte de comunidades para discutir sobre temas diversos, o Blog que podes ser usado como diário pessoal ou como diário de atividades realizadas em determinadas atividades propostas pelo professor, é possível também a utilização de Wiki , que são enciclopédias virtuais que podem ser editadas pelos alunos.
Esses e outros aplicativos não foram especificamente criados com objetivos educacionais mas se corretamente adaptados podem surtir efeito, visto que em alguns casos são mais dinâmicos e envolventes que as aulas tradicionais.
Dadas as dimensões continentais de nosso país, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados a distância.
A tecnologia é também uma forte aliada do diretor no cotidiano escolar: “Ela possibilita disponibilizar um grande número de dados com transparência, prestar contas, controlar as notas de alunos e a presença dos professores e permite que qualquer outra informação seja colocada em rede aberta."
O domínio da internet e de programas de edição de texto, de apresentação de dados e de tabulações é parte importante dos cursos de reciclagem de diretores oferecidos no país.
Muitas escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. “É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo."
Na prática, é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso.
Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Experiências Cognitivas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é uma das pioneiras na pesquisa sobre a aplicação da tecnologia na Educação no Brasil.
Há mais de 20 anos, ela desenvolve projetos na área, como o programa Um Computador por Aluno, que consiste no uso de um laptop educativo por estudante matriculado em escola pública, além de seus educadores. Segundo ela, o problema é que os computadores, a programação deles, os sistemas digitais e suas possibilidades são pensados pela escola e pelos educadores para melhorar o ensino e não para melhorar a aprendizagem, ou seja: para conservar, não para transformar a escola. “Primeiro, tivemos os CAIs (sigla em inglês para Instrução Apoiada no Computador), depois os softwares educacionais, a seguir os CD-ROMs, os tutores inteligentes e, a grande novidade, os objetos de aprendizagem.
“Os alunos e professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação", enfatiza.
O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.
“O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje, pois, como já dizia Paulo Freire, se ele tem uma prática bancária, autoritária, provavelmente vai usar as novas mídias para reafirmá-la", diz Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP).
Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. Para Ismar, “não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo".
Para motivar a mudança de atitude dos educadores em relação ao uso da tecnologia, o MEC criou uma nova plataforma de interação: o Portal do Professor.
“Nós observamos que levar a chamada cultura da informática para as escolas não é suficiente. O maior trabalho é a instalação dessa cultura", avalia o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.



1. Porque gestão e tecnologia?


Temos evidenciado desde a implantação de Lei Nº. 9394/96, que nos deparamos com uma verdadeira revolução na gestão da escola e da figura do gestor escolar, pois inúmeras responsabilidades, competências e habilidades são exigidas em sua atuação administrativa, pedagógica e comunitária, a partir dos princípios de gestão democrática no âmbito da escola pública.
O gestor escolar a partir deste momento passou a gerenciar, coordenar, acompanhar e executar atribuições que anteriormente não ressonavam, no âmbito da escola e da comunidade, com tal força que ora evidenciamos com o advento da referida lei, senão vejamos:

1) Estabelecer condições para implantação da escolha dos gestores por meio de eleição no âmbito da escola;
2) Garantir a participação da comunidade nas decisões da escola, especificamente no Conselho Escolar e na elaboração do Projeto Político Pedagógico;
3) Elaborar de forma coletiva o Projeto Político Pedagógico da escola;
4) Implantar e efetivar as ações do Conselho Escolar como órgão colegiado e instância normativa e deliberativa no âmbito da escola;
5) Estabelecer parcerias com a comunidade intra e extra-escolar e consolidar a escola como espaço de participação da comunidade e de produção de conhecimento;
6) Garantir a qualificação dos docentes e pessoal administrativo, assim como lutar para o ingresso dos profissionais da educação por meio de concurso público;
7) Viabilizar o acesso e permanência dos alunos na escola;
8) Zelar pelos recursos humanos, patrimoniais, materiais e financeiros da escola;


Como podemos perceber faz-se necessário a presença de um "super" gestor escolar para dar conta de todo esse processo, no entanto chamamos atenção para que uma outra função seja analisada e gerenciada com cuidado no âmbito da escola, que diz respeito ao uso e manuseio das novas tecnologias na escola.
Evidenciamos que nos últimos dez anos vários programas foram efetivados na escola, seja por iniciativa do governo federal, estadual ou municipal, em relação ao uso e manuseio da tecnologia, como exemplo citamos: TV Escola, Vídeo Escola, Rádio Escola, Proinfo e mais recente Mídias na Escola, DVD Escola, Computador para o Professor.
No entanto em relação aos nossos educadores, principalmente àqueles com ampla experiência docente, evidenciamos um verdadeiro "pânico" em desenvolverem atividades com o auxílio de tais artefatos tecnológicos.
É bem verdade que há ausência de uma política de qualificação docente que aproxime a relação entre educação e tecnologia, principalmente no processo de formação docente, pois ainda são reduzidos o número de escolas, gestores e docentes que "abraçam" a idéia de articulação das propostas pedagógicas com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Temos que mudar este contexto.
O sistema educacional brasileiro tem, pelo menos, dois grandes desafios a serem enfrentados: saldar a dívida social com a população, oferecendo uma educação de qualidade para todos, e atender aos novos requerimentos de formação de cidadania impostos pelas mudanças econômicas, políticas e tecnológicas deste início de século.
Há também a necessidade da participação dos gestores nos cursos de qualificação para o uso das novas tecnologias, para que os mesmos possam incentivar a presença da tecnologia no contexto administrativo e pedagógico na escola, ou seja, os gestores precisam participar do processo de inclusão digital ou de alfabetização tecnológica, no qual a sociedade incorpora com tamanha velocidade, mas que na escola ainda há uma grande desconfiança, morosidade e ausência de incorporação da tecnologia.
No contexto das mudanças que invadiram o cenário educacional e a gestão escolar, a formação continuada vem ganhando progressiva importância, como sinal de que o aprendizado deve assumir caráter permanente e dinâmico na vida dos profissionais de qualquer organização humana.
A formação passa a ser vista como instrumento fundamental para o desenvolvimento de competências, envolvendo valores, conhecimentos e habilidades para lidar com as mudanças aceleradas, com contextos complexos, diversos e desiguais, para aprender a compartilhar decisões, lidar com processos de participação e adaptar-se permanentemente às novas circunstâncias e demandas institucionais (Machado, 1999).
A aprendizagem, em conseqüência, passa a ser o foco da formação e o aprendizado coletivo uma das questões fundamentais a ser considerada. Novos métodos passam a ser utilizados, inclusive com o uso de tecnologias e de modalidades de formação a distância (idem, 1999)


RENOVAÇÃO DA PRÁTICA

A união entre tecnologia e pedagogia é um passo importante para alcançar a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Os professores são os grandes agentes transformadores da escola, colocando em prática todos os estudos e possibilidades que as novas tecnologias podem oferecer.
A metodologia de colaboração entre os educadores contribui com o aprimoramento profissional de toda a equipe, facilitando a disseminação permanente de boas práticas por meio do uso das tecnologias.
Além de se beneficiarem da oportunidade de formação em serviço, proporcionada pelo modelo do Programa Aprender em Parceria, que prevê atividades on-line e o trabalho em parceria entre os educadores, os professores adquirem novas experiências e condições para inovar seu trabalho em sala de aula.
COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS
A motivação dos alunos diante de novas tecnologias como o uso de computadores móveis e Internet é o primeiro grande benefício do Programa. Mais motivados, os alunos também ficam mais pré-dispostos a aprender e a aprendizagem torna-se mais significativa. O uso de tecnologias possibilita ações em que os alunos participam de forma ativa, construindo, colaborando e compartilhando aprendizagens não apenas na própria escola, como também com o mundo, utilizando as tecnologias de forma socialmente reconhecida.
APRIMORAR A GESTÃO DA ESCOLA COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS
Como usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para renovar a gestão escolar? Qual o papel do gestor diante dos novos cenários escolares, marcados pelo uso dessas novas tecnologias, mas sem perder o foco na realidade em transformação?
O Programa Gestão Escolar e Tecnologias, elaborado pelo Departamento de Pós- graduação em Educação da PUC-SP e implementado em parceria com a Microsoft Educação, tem como meta debater essas questões, apresentando situações que ajudem os gestores a descobrir o que pode ser feito com as tecnologias, evidenciando a sua importância para o trabalho de gestão e de renovação da escola. Ao mesmo tempo, estimula os participantes a repensar o seu papel na gestão escolar, trabalhando situações reais apresentadas e buscando soluções num trabalho colaborativo com seus pares.


Articulação entre reflexão e ação
Ao aliar teoria e prática, reflexão e ação e discussão contextualizadas sobre a realidade educacional, o programa aprimora as competências dos gestores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A formação proposta pelo curso ajuda os gestores a articular sua prática com as teorias educacionais mais atualizadas, fortalecendo seu papel de liderança na escola.
Melhoria na aprendizagem
Ao estimular a reflexão sobre a função dos gestores na vida da escola, na sua relação com a comunidade e na importância de seu papel pedagógico, o programa reforça que o uso das tecnologias só tem impacto se estiver comprometido com o projeto pedagógico e na busca pela melhoria do aprendizado do aluno. Uma gestão escolar eficiente resulta, afinal, em uma comunidade escolar mais coesa e em alunos mais motivados para aprender.
Fortalecendo a comunidade escolar
O curso incentiva formas de interação e trocas colaborativas entre gestores, professores, funcionários e alunos, fortalecendo a comunidade escolar e estimula o desenvolvimento coletivo de um projeto de gestão articulado ao projeto pedagógico da escola. Promove ainda o envolvimento da comunidade escolar, com a comunidade do entorno, prefeitura e governo.
Descritivo dos arquivos
O guia de implementação do Programa Gestão Escolar e Tecnologias traz informações sobre os objetivos e estratégias para a formação dos gestores e orientação metodológica e didática sobre as fases do programa. O guia compõe-se de:
• Guia do Programa
• Guia do Professor – Fase 1
• Guia do Professor - Fase 2
• Guia do Aluno
• Guia de Orientação Tecnológica
• Guia de Avaliação
• Guia Institucional
LISTA DE TECNOLOGIAS

TECNOLOGIAS CLÁSSICAS
• Agricultura
• Construção
• Astronomia
• Roupa
• Fogo
• Medicina
• Mineração
• Parafuso
• Roda
• Transportes
• Escrita
TECNOLOGIAS AVANÇADAS
• Hidráulica
• Pneumática
• Genética
• Biotecnologia
• Armazenamento de energia
• Purificação de água
• Instrumentação
• Metalurgia
• Micro-ondas
• Micro tecnologia
• Micro fluidos
• Engenharia molecular
• Nanotecnologia
• Reator nuclear
• Energia nuclear
• Fusão nuclear
• Raios X
• Armas nucleares
• Armas químicas
• Armas biológicas
• Automação industrial
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
• Satélite artificial
• Fotografia
• Vídeo
• Reprodução de música
• Gravação digital
• Tecnologia de áudio e som

TECNOLOGIA ELÉTRICA FUNDAMENTAL
• Eletricidade
• Resistor
• Indutor
• Energia elétrica
• Capacitor
• Geração de eletricidade
• Transmissão de energia elétrica
• Distribuição da eletricidade
• Controle de energia
• Motor elétrico
• Tecnologia de informação
• Semicondutor
• Tubo de vácuo
• Eletrônica
• Transistor
• Circuitos integrados
• Informática
CIENCIA E TECNOLOGIA
A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Como exemplo, a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons em uma corrente elétrica. Este conhecimento foi e continua sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos, tais como semicondutores, computadores e outros produtos de alta tecnologia.
Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos. Por exemplo, a física se dividiu em diversos outros ramos menores como a acústica e a mecânica, e estes ramos por sua vez sofreram sucessivas divisões. O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia, de acordo com este quesito podemos citar a aerodinâmica, a geotecnia, a hidrodinâmica, a petrologia e a terramecânica.


CONSIDERAÇOES FINAIS


Compreendemos então, que não cabe mais o questionamento sobre a validade das novas tecnologias da comunicação e da informação no âmbito da escola, elas devem ser incorporadas, inclusive no processo de formação e de atuação de gestores escolares, impondo às instituições de ensino superior uma significativa mudança no processo de formação de profissionais para a gestão das escolas, com capacidade de interagirem com as novas tecnologias da comunicação e da informação, visando uma educação pública com qualidade ,portanto gestores e educadores estamos na hora da inclusão tecnológica à comunidade , quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.

TIPOS DE TECNOLOGIA

Também podemos classificar a tecnologia de acordo com seu campos de estudo:
• Ciências aplicadas
• Arte e linguagem
• Tecnologia da informação
• Tecnologia militar e tecnologia de defesa
• Tecnologia doméstica ou residencial
• Engenharia
• Tecnologia da madeira
• Tecnologia medicinal
• Tecnologia do comércio
• Tecnologia digital
• Tecnologia educacional
• Ciência e tecnologia medieval
• Inovação tecnológica
• Invenção
• Lei de Moore
• Singularidade tecnológica
• Tecnólogo
• Lista dos países que mais utilizam a tecnologia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


www.rmsistemas.com.br

http://www.geocities.com/neitzeluiz/blog_wiki.htm

http://www.ipv.pt/millenium/millenium25/25_30.htm

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt3.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia
http://www.suapesquisa.com/tecnologia/
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/
http://abt-r.org.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1&limit=15&limitstart=75
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1639475-historia-da-tecnologia/

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