I - CRÍTICA E SOCIOLOGIA
“Uma crítica que se queira integral deixará de ser, unilateralmente, sociológica, psicológica ou linguística, para utilizar os elementos capazes de conduzirem a uma interpretação coerente. Mas nada impede que cada crítico ressalte o elemento de sua preferência, desde que o utilize como componente da estruturação da obra”.
uma crítica coerente, perspicaz e eficaz se situa em uma posição de respeito diante da obra literária, perante a produção artística.
- à medida que requer o conhecimento de saberes e valores articulados pela tradição crítica que, entretanto, não devem ser apenas reproduzidos.
- o compromisso crítico é um ato político e exige reflexão.
- Cândido valoriza a contribuição das ciências sociais
- para ele deve haver uma relação de complementaridade entre as diferentes áreas
- sendo a partir deste analisado enfoque o vínculo entre a obra, a estética e o ambiente.
(...) “o externo (no caso, o social) importa, não como causa, nem como significado, mas como elemento que desempenha certo papel na constituição da estrutura, tornando-se assim, interno”.
- “Senhora”, de José de Alencar
- possui dimensões sociais evidentes
- o assunto repousa sobre condições sociais que é preciso compreender a fim de penetrar no significado
- as relações humanas se deterioram
- crítica sociológica: o comportamento obsessivo da heroína
- Para Cândido somente referências a lugares, datas, manifestações de determinados grupos sociais não bastam para definir o caráter sociológico de um estudo.
- É necessário considerar o elemento social como referência:
- que permite identificar a expressão de certa época ou de uma sociedade determinada;
- que permite situá-lo historicamente como fator da própria construção artística, estudado no nível explicativo e não ilustrativo.
modalidades de estudos do tipo sociológico à , sociologia, a história e a crítica de conteúdo:
- Trabalhos que procuram relacionar o conjunto de uma literatura (um período, um gênero) com as condições sociais: Taine e Silvio Romero.
- Ponto positivo: traça um panorama geral, que facilita o entendimento das sequencia históricas e sociais.
- Ponto negativo: dificuldades em explicitar a ligação entre as condições sociais e as obras.
- Trabalhos que procuram verificar à medida que as obras espelham ou representam a sociedade, descrevendo seus vários aspectos.
- Estabelece correlações entre os aspectos reais e os que aparecem nos livros.
- Tende mais para a sociologia elementar do que para a crítica literária.
- Trabalhos centrados na análise de cunho estritamente sociológico.
- consistindo no estudo da relação entre a obra e o público (o seu destino, a sua aceitação, a ação recíproca de ambos).
Trabalhos voltados para o estudo da posição e função social do escritor
- procura relações entre sua posição e a natureza de suas produções, e ambas com a organização da sociedade.
- Trabalhos voltados à investigação da função política das obras e dos autores.
- atende a intuitos ideológicos previamente determinados
- Trabalhos centrados na investigação hipotética das origens, buscando uma essência particular, tanto da literatura em geral, como de determinados gêneros.
Para Candido, todas as modalidades e suas variantes são legitimas
- Desde que tomadas no sentido de teoria e história sociológica da literatura ou como sociologia da literatura.
Não se trata de afirmar ou negar uma dimensão evidente do fato literário, mas de averiguar, sob o ângulo específico da crítica, se ela é decisiva ou apenas aproveitável para entender as obras particulares.
- O primeiro passo é ter consciência da relação arbitrária e deformante que o trabalho artístico estabelece com a realidade, mesmo quando pretende observá-la e transpô-la.
II – A LITERATURA E A VIDA SOCIAL
à focaliza aspectos sociais que envolvem a vida artística e literária em diferentes momentos.
- o autor transforma tudo que passa por ele, combinado a realidade que absorve com a sua percepção, devolvendo uma interpretação própria e subjetiva ao mundo.
- É dessa forma dialógica que alguns estudos abordam a influência exercida pelo meio social sobre a obra de arte, assim como a influência que a própria obra exerce sobre o meio.
- analisar o conteúdo social das obras com base em motivos de ordem moral ou política.
- A arte é social e depende tanto da ação de fatores do meio, como produz um efeito prático nos indivíduos, transformando sua conduta e concepção do mundo, ou reforçando valores sociais.
Em síntese, primeira tarefa é investigar as influências concretas exercidas pelos fatores socioculturais, entre os quais aqueles se ligam:
- à estrutura social
- definição da posição social do artista e na configuração do público
- aos valores e ideologias
- na forma e conteúdo da obra
- às técnicas de comunicação
- na sua fatura e transmissão
Como a sociedade define a posição e o papel do artista, como a obra depende dos recursos técnicos para incorporar os valores propostos e como se configuram os públicos.
1 — A posição do artista
à A estrutura da sociedade define a posição do artista
à A obra depende do artista e das condições que determinam sua posição social.
à O artista é um agente individual que toma para si a tarefa de criar uma obra, pode ou não ser reconhecido pela sociedade como criador ou intérprete e o destino de sua obra está intimamente ligado a esta circunstância.
2 — A configuração da obra
à Uma obra é realizada quando configurada pelo artista
à O artista recebe influências dos valores e ideologias propagados em sua época e esses dados influenciam a forma e o conteúdo da obra de arte.
à Por sua vez, as modalidades ou técnicas de comunicação irão influenciar tanto a forma da obra como a sua transmissão.
- influência ativa do jornal sobre a literatura
- o romance de folhetim (Séc. XVIII) vai exercer sua influência sobre o cinema, os seriados, minisséries e novelas de televisão.
3 — O público
- O público influencia o autor enquanto produtor e incidem sobre o rumo de sua arte.
- o social também atua no comportamento dos públicos, por meio de valores que se manifestam sob designações diversas (gosto, moda, voga) e exprimem as expectativas sociais.
- Em grupos restritos, o pequeno número de componentes da comunidade e o entrosamento íntimo das manifestações artísticas com os demais aspectos da vida social permitem uma participação ativa do público junto ao artista na execução da obra.
- A reação do público em relação a determinado objeto artístico irá influenciar o próprio artista e suas decisões em relação ao que produz.
- Outros aspectos, de caráter técnico, tecnológico ou sociocultural, atuam sobre a formação e caracterização dos públicos.
III – ESTÍMULOS DA CRIAÇÃO LITERÁRIA
- Aborda as diferenças entre a vida literária em sociedades "primitivas" e "civilizadas", através de uma retrospectiva sobre a criação literária através dos tempos, enfocando os estímulos da realidade como elementos determinantes, “uma vez que a literatura é um fenômeno cultural que se atualiza de modos distintos em diferentes sociedades”.
- a literatura “é uma transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal, que propõe um tipo arbitrário de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos. Nela se combinam um elemento de vinculação à realidade natural ou social, e um elemento de manipulação técnica [...]”.
- A obra literária, do ponto de vista sociológico, com importantes conseqüências no terreno estético, consiste na possibilidade de realização individual.
FUNÇÕES DA LITERATURA
- A FUNÇÃO TOTAL “deriva de um sistema simbólico, que transmite certa visão de mundo por meio de instrumentos expressivos adequados”.
- Através dessa visão de mundo são traduzidas representações individuais e sociais que não estão atreladas à situação imediata de criação da obra
- A FUNÇÃO SOCIAL comporta a influência que a obra exerce no estabelecimento das relações sociais, na satisfação das necessidades espirituais e materiais, na manutenção ou mudança de certa ordem social.
- independe da vontade dos autores e consumidores da obra literária
- “decorre da própria natureza da obra
- da sua inserção no universo de valores culturais e do seu caráter de expressão, coroada pela comunicação”.
A FUNÇÃO IDEOLÓGICA “se refere em geral a um sistema definido de idéias”. Ocorre quando o autor da obra ou seus consumidores estabelecem, conscientemente, certos desígnios em relação à obra.
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