sábado, 17 de outubro de 2009

PALESTRA NA FACULDADE MONTESSOURI - IBIRAPUERA 04/10/2009 E ÁGUAS DE LINDÓIA 2008

ADRIANA PALMEIRA DOS SANTOS

Palestra na Faculdade Montessori – Ibirapuera

(04/10/2008)


Participei do 1º Congresso dos Bolsistas do Programa: “Bolsa Alfabetização”,na qual falamos a respeito de como observamos a sala de aula como ambiente alfabetizador.
Este encontro foi na Faculdade Montessori no Ibirapuera,onde foi reunido várias bolsistas de outras Faculdades.
A FACULDADE METROPOLITANA DE CAIEIRAS tem 40 bolsistas e somente 3 que foram a este evento,na qual eu faço parte juntamente com nossa Coordenadora e Professora Eliana Oliveira.
Nossa Coordenadora Eliana,foi a 1ª a falar sobre a FMC e a mostrar slides da Faculdade.
Em seguida minhas colegas Simone e Estela,apresentaram a relação de como esta sendo nossas reuniões com a professora Amadora,e os textos em que lemos nas reuniões,são o nosso embasamento teórico pois mostra a visão dos autores em como deve ser a aula,o que deve ser abordado e colocado em prática,métodos que ajudaram os alunos a evoluírem em suas hipóteses de escrita e leitura,para que no final do ano letivo saiam todos alfabéticos.
Em seguida,Adriana (eu),apresentei em slides a escola Mário Meneguini na qual sou aluna-pesquisadora,de Segunda á Sexta-Feira onde observo as crianças da 1ªD,sala da Professora Priscila no período da Tarde.Mostrei várias fotos nas quais as crianças estão utilizando o alfabeto móvel,o livro de textos do programa Ler e Escrever,o livro de histórias,revista recreio,revista picolé,gibis da turma da Mônica,livros da biblioteca da escola onde os alunos podem estar pegando e levando para casa,toda Quinta-Feira,mas eu marco em uma ficha aonde já tem o nome do aluno,coloco o código do livro,título do livro a data em que o aluno pegou o livro e a data em que devolveu o livro,tudo isso para ter um controle dos livros da biblioteca.
Em uma atividade e outra as crianças pegam os livros e lêem ou folheiam as páginas.Falei também na minha apresentação da função da escola,que é proporcionar a todos os alunos situações de práticas sociais de uso da escrita,e falei da importância que é os pais ou responsáveis em que são alfabetizados,e que mesmo na correria do dia-a-dia pegarem um tempo para estarem lendo para seus filhos,ou se os pais forem analfabetos pelo menos incentivar o filho para que tenha um futuro melhor.
Depois falei de como deve ser a aula,que deve ser planejada,ter seqüências didática,pois cada aula é uma pesquisa na qual a professora deve estar sempre em busca de estratégias originais e criativas que facilite o processo tornando-o mais significativo,produtivo e inovador.Falei da importância do brincar,pois toda Quinta-Feira as crianças tem o momento de brincar e socializar com seus amiguinho.
Falei resumidamente dos autores Soares,Emília Ferreiro,Ana Teberosky e colaboradores,pois todos eles ao pesquisar como se dá o processo a essa linguagem,constroem hipóteses muito próprias sobre o que a escrita representa e como ela é representada,buscando compreender o nosso sistema alfabético de escrita.
E por último recitei o poema Professor.
Depois teve as outras apresentações de outras faculdades,falaram mais a parte teórica,os textos das reuniões e aquelas que falaram sobre a prática em sala de aula,criticaram os métodos utilizados pela professora,não souberam ficar neutras em relação a isso,pois foi anti-ético pois como posso criticar uma professora que leciona a anos,se nós como alunas-pesquisadoras ainda estamos estudando e apenas observando tudo o que ocorre em sala de aula,estamos ainda engatinhando por isso devemos somente observar.



Palestra em Águas de Lindóia
(Mês de Outubro de 2008).


Uma representante do programa Ler e Escrever esteve presente no 1º encontro das bolsistas na Faculdade Montessori,viu o meu trabalho e me escolheu como aluna-pesquisadora representante da região (Caieiras,Fco Morato,Fco da Rocha etc.).
Fui convidada para ir em Águas de Lindóia para dar uma palestra,respondi a perguntas, na qual falei sobre o meu trabalho como aluna-pesquisadora na escola Estadual Mário Meneguini,mostrei slides com fotos da escola,das crianças aprendendo a ler e escrever,usando livros,gibis entre outras,foram comigo a diretora Ana,a vice-diretora Margareth,a coordenadora Beth e a professora Priscila pois é a sala dela que estou observando os seus alunos.Na qual falaram como é receber uma aluna-pesquisadora,se estava dando certo a parceria entre professora e aluna –pesquisadora na escola .
Foram também toda a equipe do senhor Celso da diretoria de ensino de Caieiras,onde falaram sobre o índice de alunos alfabetizados em nossa região de Caieiras.
Estava presente cerca de mais ou menos 500 pessoas,sendo todos profissionais na área da Educação (Professores,diretores,vice-diretores,coordenadores e P.C.O.P.
A mesa de abertura contou com a presença da equipe da FDE entre elas Eliana,que falou sobre vários aspectos: o que é,por que foi criado,o que pretende e como se estrutura o programa Ler e Escrever na qual o Bolsa Alfabetização é um programa articulado ao Ler e Escrever.
O evento foi documentado pela TV Cultura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário