domingo, 25 de outubro de 2009

VIVENDO VALORES NA ESCOLA



PROJETO: VIVENDO VALORES NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA

A educação com valores é rentável, pois atende a um imperativo: conseguir uma educação integral para todos. Mas é rentável também porque ajuda a criar um clima de convivência cidadã, gera o capital social necessário para garantir o desenvolvimento, previne o fracasso escolar, ajuda a criar um clima de convivência e bem-estar nas escolas e contribui para formar cidadãos ativos de uma sociedade democrática.
Educar não é unicamente instruir, mas oferecer uma experiência significativa que prepare para a vida como cidadão. Portanto, nós, educadores, precisamos nos ver como cristalizadores dos valores no meio; temos de fazer de cada escola um ambiente rico em práticas e atividades educativas que cumpram seus objetivos e ao mesmo tempo expressem e façam viver em valores; e propor como trabalho cooperativo os projetos de pesquisa, a mediação de conflitos, as assembléias de classe, os contratos pedagógicos, as festas e celebrações e muitas outras práticas
educativas a serem imitadas ou inventadas. Precisamos, enfim, criar uma cultura
escolar que realmente embeba de valores os nossos alunos. Isso significa dedicar
esforço ao planejamento e à realização dessas atividades.
Não basta refletir sobre os valores; é preciso praticá-los no dia-a-dia, sendo muito importante que esta nova visão seja incorporada tanto no que se refere ao trabalho em aula com o grupo-classe como na acolhida, seguimento e ajuda individual de cada aluno, e também em relação à regulação e à dinamização da vida coletiva.

OBJETIVOS

v Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de refletir e praticar os valores humanos na vida diária,
v Propor uma reflexão sobre a influência destes valores no comportamento dos educandos;

v Propiciar uma experiência significativa que prepare os educandos para uma convivência cidadã de uma sociedade democrática;
v Incentivar a prática de pensamentos, palavras e atos positivos e construtivos.
v Oferecer dicas para solução de problemas em salas de aula.
v Sensibilizar e motivar para a importância do ensino da ética e dos valores universais na escola;
v Capacitar para o desenvolvimento de valores multiculturais, segundo princípios baseados no respeito a diferentes culturas e tradições;
v Levar para a unidade escolar a vivência de valores como qualidades inerente a cada indivíduo;
v Utilizar a escrita como forma de expressão, respeitando as especificidades de cada gênero e as regras ortográficas;
v Desenvolver a sensibilidade para as diversas formas de expressão: musical, artística,
v Criar textos a partir de um contexto;
v Refletir sobre seu próprio texto e os diversos tipos de texto;
v Criar um ambiente seguro para que todos explorem e expressem esse valores ,individual e coletivamente , desenvolvendo maior entendimento, motivação e responsabilidade em fazer escolhas positivas.
v Gerar um ambiente acolhedor, afetuoso e amoroso em sala de aula, onde todos se sintam à vontade para expressar-se, sentindo-se amados e aceitos como são, levando os alunos a desenvolver a auto-estima e seu potencial, com reflexos na vida escolar e familiar
v Melhorar o relacionamento do grupo entre si;
v Conscientizar os pais sobre o projeto e sobre o que está sendo trabalhado com seus filhos, e estimulá-los a desenvolver os mesmos valores em casa,


Conteúdo Programático

Atividades lúdicas com contar histórias, dinâmicas, músicas, teatro, relaxamentos, visualização e silêncio, artes plásticas, músicas, listas, atividades de comunicação, produção de textos, criação de slogans ou frases sugestivas , notícias, que envolvam o tema “ valores”

ETAPAS PREVISTAS

v Selecionar histórias, poesias, músicas, notícias, relaxamentos, para serem trabalhados durante o projeto;
v Formular perguntas para entrevistas com os pais e comunidade
v Ensaiar e apresentar peça teatral para todos os alunos da escola;
v Reunir as crianças em círculo para apreciação de histórias, poesias, etc.
v Criar espaço para exposição de fotos, poesias, músicas, notícias, desenhos, histórias, etc.
v Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto;


CURSO VIVENDO VALORES NA ESCOLA

Atitudes e Atos do Professor com Base em Valores
Atitude: Amor


Em nossas salas de aula, podemos criar um ambiente onde as crianças, os jovens e os adultos podem se expressar e se sentirem amados pelo que são, e não apenas por causa do que dizem, têm ou fazem.
Quando eu aprecio as crianças e observo o processo, torno-me feliz.
Apreciar e acreditar nos estudantes permite-lhes aceitar e acreditar em si mesmos.
Comportamentos:
• Ser Cordial
• Ser Atencioso
• Ser Gentil
• Afirmar as qualidades positivas de cada criança
• Criar um ambiente saudável no qual as crianças possam crescer e
desenvolver-se holisticamente, sem favorecer alguns estudantes em detrimento
de outros.

Atitudes e Atos do Professor com Base em Valores
Atitude: Amor

Cada criança é um indivíduo com emoções e processos próprios. Respeito Cada estudante aprende melhor quando suas emoções e seu nível de prontidão são aceitos e respeitados.
Comportamentos:
• Escutar
• Dar espaço para a expressão de sentimentos e idéias
• Dar espaço para aceitar e processar com clareza as respostas às suas
necessidades e às situações
• Escutar: abertamente; sem espectativa e sem esperar certas respostas
• Abertura
• Flexibilidade
Quando não são escutadas, as pessoas freqüentemente se sentem desrespeitadas ou insignificantes.

Atitudes e Atos do Professor com Base em Valores
Atitude: Respeito

Na sala de aula, posso estabelecer um clima de respeito mútuo e compreensão.
Comportamentos:
• Escutar cuidadosa e atentamente
• Escutar o que o estudante está realmente dizendo
• Usar o tempo para reconhecer as emoções
• Estabelecer as normas de sala de aula com os estudantes
• Definir limites e ser claro quando os estudantes transgridem as normas
• O tom de voz do educador na sala é coerente com a criação de uma atmosfera
baseada em valores. De acordo com a situação, às vezes o tom de voz pode ser
carinhoso, entusiasmado ou incentivador; outras vezes, pode ser claro, firme
ou sério.

Atitudes e Atos do Professor com Base em Valores

Atitude: Respeito e Tolerância


Acredito que todo estudante pode aprender e progredir em muitos níveis diferentes Valorizo cada estudante e acredito na sua capacidade de compreender e aprender a ser pacífico e feliz.
Eu sou um facilitador de mudanças. Eu tenho uma clara visão da tarefa.

Comportamentos:
• Mostrar entusiasmo pelo estudante e pela tarefa.
• Comunicar grandes expectativas através da crença na capacidade de cada estudante
aprender.
• Criar situações positivas na aprendizagem para ajudá-los a compreender
e aprender, aceitando o momento no qual se encontram.
• Apresentar desafios e objetivos ao alcance deles.
• O sucesso aumenta o interesse e a autoconfiança.
• Reforce a mudança e as ações positivas, destacando o progresso dos estudantes.


Atitudes e Atos do Professor com Base em Valores
Comportamentos: Respeito e Tolerância

• A atitude, o olhar e o rosto do educador geram entusiasmo e felicidade ao valorizar cada pessoa.
• O educador deve ter as habilidades de: permanecer contente e apreciar o processo de criação dos estudantes; apreciar os estudantes e permanecer à vontade internamente mesmo quando eles não estão “produzindo” como “deveriam”.

Atitudes e Atos do Professor com Base em Valores Valores
Atitude: Paz
e Respeito
A sala de aula é um lugar onde cada um de nós pode experienciar dignidade e sensação de segurança.
Comportamentos:
• Erros são uma fonte de informação e um ponto de partida para um novo aprendizado.
• Assegurar que ninguém tem permissão de lesar os outros, e que ninguém seja lesado.
• Dar orientação sobre formas de ser, como se comportar e o que fazer e não fazer.
• Gerar compreensão durante as discussões para ajudar os estudantes a tomar decisões mais acertadas.
• Ser coerente e claro em relação a normas de comportamento, e levar até o fim e com tranqüilidade as conseqüências justas para o mau
comportamento.

FRASE:



Os valores são pinceladas que dão significado às nossas vidas.
Dão colorido à realidade humana com novas formas de compreensão, criando em nós a paixão necessária para realizar nossos planos.
Em nossa busca por excelência, ignoramos o caminho fácil, aquele que todos conhecemos inerentemente. Atravessando de ponta a ponta o nosso processo de aprendizado está o caminho invisível dos sentimentos e características pessoais.
Para conduzir os estudantes por este caminho,
é necessário propor atividades que
introduzam mudanças qualitativas não só
no que os estudantes “aprendem”
mas também no que eles “se tornam”.

Kit do Educador Vivendo Valores

OBS: Tudo isso aprendi no curso Vivendo Valores na escola,sendo que a Organização Brahma Kumaris reconhece a bondade intrínseca de todas as pessoas.Assim ensinam maneiras do Professor ensinar os seus alunos,entre outras.

Fiz esse curso com a Dona Vanda, na E.E.MÁRIO MENEGUINI começou o curso em 2008 e terminou em 2009 .

















Nenhum comentário:

Postar um comentário