quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como colocar limites nas crianças...

Quando tem o filho acaba surgindo muitas responsabilidades o que antes era mais fácil de educar dava para oferecer mais coisas a ele, hoje em dia já está um pouco mais complicado as coisas mudaram e o mundo está mais avançado, somos exigidos a todo o mundo sendo do patrão, da mãe, doa amigos, dos familiares, amigos inclusive dos filhos.

Educar um filho não é tão fácil quanto parece ainda mais se é o primeiro ou se ele está naquela fase adolescência que é um pouco mais complicado mesmo, mas possui algumas crianças que é muito difícil de lidar sendo que não obedece, só apronta, não tem limites e nessa hora como os pais devem agir, o que fazer, como colocar limites?
O afeto é essencial na educação dos filhos, entretanto não podem esquecer que colocar limites é necessário, não pode deixar fazer o que quiser, e este é um dos grande problemas na criação dos filhos onde existe uma certa desorientação por parte dos pais em reação a autoridade que exercem, alguns acabam até se sentindo inseguros em proibir coisas.
Estabelecer limites pode até não ser uma tarefa fácil, mas através desta atitude que os pais ensinarão a respeitar os outros e a si mesmo, reconhecendo ainda a diferença entre suas necessidades e suas vontades.
Você deve explicar a criança desde seus primeiros meses/anos que precisa aprender esperar sua vez, deve ensinar a compreender que precisa compartilhar, ser gentil e tolerante por isso as regras devem ser claras, objetivas e acima de tudo devem ser mantidas com segurança e firmeza.
Geralmente quando a criança ouve Não acaba tendo reações que você não esperava e por isso acaba fazendo o que ela deseja, o que está errado, devemos fazer aos filhos tudo que está ao nosso alcance e mostrar a ele que você está dando o que pediu porque você teve condições em dar e que terá que ajudar, colocar as vezes para ajudar nas tarefas do dia a dia é bom também, mas as vezes.
Os limites são para o bem da criança e quando apresenta falta de limite pode ter consequências negativas, sendo que a criança que não aceita regras certamente terá dificuldades para conviver com os outros quando crescer.
Quando os pais têm atitudes em querer agradá-lo não colocando limites estará prejudicando o desenvolvimento da capacidade de enfrentar dificuldade e suportar frustrações, geralmente quando os pais falam Não os filhos falam Por que? E por direito eles tem que ter uma resposta, sendo que é importante responder Por que não irá fazer o que ele quer, quando explica por que não irá fazer a criança compreende com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário