O Jardim de Infância bem organizado contribue para a formação harmonica da criança em seus aspectos biológicos e psíquicos.
O educador deve possuir sólidos conhecimentos de psicologia infantil e de didática especial.
A missão do educador não é instruir, mas educar, criar hábitos, corrigir com suavidade e fineza.
No período em que a criança frequenta o Jardim de Infância ela deve ignorar que está sendo educada e aprendendo, deve pensar que está somente a brincar.
As atividades no Jardim de Infância devem ser tão bem conduzidas que a criança ao sair do Jardim deve recordar do mesmo com saudade.
A Primeira aptidão artística que se manifesta na criança é a musical, por esse motivo no Jardim de Infância deve-se cantar a toda hora e em qualquer ocasião.
As atividades manuais concorrem para a correção dos desajustamentos psíquicos motores.
A leitura de histórias desenvolve o grau de atenção e vocabulário da criança, preparando o terreno para a alfabetização.
Uma boa mestra aprende com os alunos antes de se propor a educá-los.
Pela observação, ela logo aprende sobre a índole de cada um, e assim, saberá o que pode melhorar, ou ao contrário, erradicar do seu educando.
Castigos são necessários para corrigir maus hábitos. Nessas ocasiões, deverá a educadora mostrar constrangimento, para que o mesmo perceba que cometeu uma falta ou excesso.
O castigo deverá ser sempre disciplinador e nunca punitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário