quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

TCC: mais fácil do que parece…

O primeiro passo para confeccionar seu TCC é a escolha inteligente do tema e, obviamente, buscar um professor orientador realmente acurado para te auxiliar na sua pesquisa.

Na hora de redigir seu texto toda habilidade e atenção à língua portuguesa é pouca. Erros, em qualquer aspecto, na positivação do conteúdo são fatais e realmente preponderantes na hora da avaliação pela bancada.

Outro momento determinante no processo de confecção de um TCC é a apresentação, onde, sem dúvidas, o nervosismo toma conta e pode colocar em risco vários meses de trabalho. Sendo assim, eis algumas dicas para te ajudar nesse momento:

· Atente-se para o vocabulário, erradicando as gírias e objetivando ao máximo o que pretende proferir, sendo seguro na sua fala;

· Não demonstre arrogância à banca avaliativa, seja humilde e demonstre simpatia e nunca indiferença;

· Torne sua apresentação agradável e o mais natural possível. Não mantenha um tom de voz único, flexione-a, crie contrastes alternativos, principalmente nas pausas entre os assuntos;

· O único erro que deve ser retificado e o relativo ao conteúdo. Erros de apresentação, como esquecer uma palavras, “dar um branco” e coisas do tipo devem ser ignorados, jamais desculpe-se;

· O que está em jogo é a segurança e a confiabilidade que você deve passar para os avaliadores. Quanto mais seguro você estiver, mais segura será a informação passada e maior credibilidade será atribuída.

Mas o que, de fato, é muito importante, é treinar e treinar. A sua apresentação deve ser repetida quantas vezes forem necessárias, até que você consiga automatizar sua retórica e fluindo o melhor possível sua apresentação do TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário