segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Catapora

A catapora também é conhecida como varicela e é uma doença muito contagiosa causada por um vírus chamado Varicela Zoster e esta é uma doença mais comum da infância, principalmente porque só se pega catapora uma vez. Sua principal característica é o corpo coberto por pintinhas vermelhas e elas começam no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas. A catapora espalha-se tmbém para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo.


Depois de um tempo, as pintinhas vermelhas se transformam em pequenas bolhas de água, que quando começam a cicatrizar, de 4 a 5 dias, formam casquinhas e caem. Quando estas feridas são coçadas, infeccionam e deixam a pele com cicatrizes permanentes ou seja não somem jamais e deixa a criança com febre alta, coceira na pele, cansaço, cefaléia e perda de apetite.

Jamais deixe a criança tomar friagem, ficar sem roupa e coçar as feridas. Algumas crianças que tomam friagem quando está com catapora, corre o risco de ela recolher, ou seja é muito perigoso, pois algumas crianças chegaram a falecer, devido não tomarem os devidos cuidados com a catapora. O ideal é a criança ficar em casa sob os cuidados da mãe!

2 comentários:

  1. Minha filha tem 1 ano e ela ja pegou catapora e faz mais de 2 meses q sarou e esta voltando denovo o que devo fazer?

    ResponderExcluir