segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Depressão Infantil: Fique Atento

Se perceberem que seu filho está com algum problema, procure chegar aos poucos, vá conversando, tentando descobrir porque a criança está triste e a faça se sentir segura perto de você, assim conseguirá ir conquistando a sua confiança e logo descobrirá o motivo. Procure entender a criança e jamais a critique, pois isto só irá piorar, pois a criança se sentirá mais deprimida e pode até mesmo adoecer.


Nem sempre os pais percebem, mas algumas crianças podem apresentar sintomas de que algo não está bem, e possivelmente, tal situação pode estar relacionada à depressão. Isto pode ocorre, pois a depressão é vista como uma doença ligada apenas aos adultos, mas essa afirmação não procede.

Dados da Organização Mundial da saúde fez constatações de que no mundo todo 20% das crianças e adolescentes (entre 6 e 15 anos) sofrem deste problema. O índice em nosso país fica entre 8% a 12%.

Para detectar a depressão infantil, os pais devem ficar alertas aos seguintes sintomas básicos:

Semblante triste

Reclamações de ociosidade

Sonolência excessiva

Engordar ou emagrecer demais

Mudança de apetite para mais ou menos

Humor instável

Sentimento de culpa, dizer que tudo ficaria melhor se morresse.

Se tais sintomas persistirem, os pais precisam buscar auxílio médico imediatamente. Assim, a criança e o adolescente poderão melhorar suas condições e ter uma vida plena e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário