segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Poliomielite

causada por um dos três poliovírus existentes, é uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico, afetando o corpo inteiro, podendo causar paralisia dos movimentos musculares. Introduzido no organismo por diferentes vias, o vírus é eliminado através das fezes.


Uma criança pode adquirir a poliomielite tendo contato com outra criança infectada pela doença ou pela água, alimentos e picadas de insetos. O período de incubação desta doença é de 3 a 35 dias e em geral a doença se manifesta próximo ao décimo dia após ter contraído o vírus. Os sintomas da poliomielite são: febre, dores de cabeça em fase aguda, dores na garganta, coriza, vômito e ás vezes rigidez na nuca.

Não existe um tratamento específico para o combate do vírus da poliomielite, como a maioria dos casos evolui para a cura completa, é importante manter o bom estado geral do paciente. É uma doença altamente contagiosa, portanto são necessárias medidas rigorosas de profilaxia.

Deve-se em caso de epidemias evitar aglomerações de pessoas, comer vegetais crus e beber água que não seja tratada, deve-se também observar as medidas de higiene pessoal, reduzir ao mínimo as atividades físicas das crianças e usar seringas e agulhas descartáveis. A vacinação é o meio profilático mais eficiente contra a doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário