segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rubéola

A rubéola é uma doença causada por vírus (Rubivirus da família togaviridae), transmitida por minúsculas gotas de saliva liberada no ar ao tossir, espirrar ou falar, ou da mãe para o feto, por meio da circulação comum. O nome rubéola foi dado devido ao aspecto avermelhado ou rubro do paciente.


A rubéola, é uma das poucas infecções virais que podem causar anormalidades fetais no caso da gestante ter o contato com a doença. O paciente deve ficar isolado, durante uns 10 dias após o aparecimento da erupção, visto ser uma doença contagiosa.

O período de incubação é de 14 a 21 dias e logo após começam os sintomas que são : febre alta, cefaléia, mal-estar, dor de garganta, aumento das glândulas perto do pescoço e ouvidos e as pintinhas vermelhas na pele. A rubéola, dura cerca de uma semana e é prevenida com a vacina triplice viral, sendo eficiênte em quase 100% dos casos e devem ser administradas em crianças com 15 meses de vida. As mulheres que não tiveram a doença, devem ser vacinadas antes de engravidarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário