terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Muita coisa na matemática não foi desenvolvida com a preocupação única de aplicação prática. O prazer de desvendar um problema tornou-se historicamente um desafio que motivou muitas descobertas. Os jogos constituem uma atividade lúdica e criativa desde os mais remotos tempos.


Contudo, a finalidade dos jogos não é apenas a de distrair. Eles também ensinam, propiciando progresso cultural e criando condições para um melhor conhecimento da vida.

Os jogos podem ser utilizados como aplicação de determinados conteúdos trabalhados ou estratégicos que se apresentam como, em primeiro lugar, uma excelente forma para motivar e desenvolver habilidades lógicas nos alunos, em segundo lugar, um jogo estratégico contém os mesmos elementos que a resolução de problemas.



AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS



• Podem substituir atividades rotineiras e desinteressantes por outras mais interessantes;

• O aluno participa do processo de aprendizagem, passa de ouvinte passivo das explicações do professor para elemento ativo;

• Facilita a socialização entre alunos;

• Favorece o desenvolvimento da criatividade;

• É favor de motivação dos alunos.





JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA



Muita coisa na matemática não foi desenvolvida com a preocupação única de aplicação prática. O prazer de desvendar um problema tornou-se historicamente um desafio que motivou muitas descobertas. Os jogos constituem uma atividade lúdica e criativa desde os mais remotos tempos.

Contudo, a finalidade dos jogos não é apenas a de distrair. Eles também ensinam, propiciando progresso cultural e criando condições para um melhor conhecimento da vida.

Os jogos podem ser utilizados como aplicação de determinados conteúdos trabalhados ou estratégicos que se apresentam como, em primeiro lugar, uma excelente forma para motivar e desenvolver habilidades lógicas nos alunos, em segundo lugar, um jogo estratégico contém os mesmos elementos que a resolução de problemas.



AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS



• Podem substituir atividades rotineiras e desinteressantes por outras mais interessantes;

• O aluno participa do processo de aprendizagem, passa de ouvinte passivo das explicações do professor para elemento ativo;

• Facilita a socialização entre alunos;

• Favorece o desenvolvimento da criatividade;

• É favor de motivação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário