segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Otite Média

A otite média é a infecção do ouvido mais comum em crianças e costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, alergias e infecções na garganta ou respiratórias, pois as bactérias ou o vírus ascendem pela tuba auditiva e causam acúmulo de secreção dentro da orelha média, provocando inflamação que, se não for tratada pode causar a perda total da audição.


Outra causa da otite média é a mamadeira, geralmente as crianças mamam deitadas, principalmente antes de o sono chegar. Como os pequenos apresentam a tuba auditiva mais orizontalizada que os adultos, o leite chega ao ouvido médio com mais facilidade, causando a inflamação. Portanto, a melhor posição para mamar e prevenir a otite média, é quando a cabeça da criança está mais levantada que o corpo, ou seja quando a criança está mais sentadinha. Na amamentação a posição também deve ser a mesma.

Crianças pequenas que frequentam escolinhas ou creches, estão mais sujeitas a este tipo de doença, pois os vírus são facilmente transmitidos nesses ambientes, e os menores de 2 anos estão com o sistema imunológico imaturo, o que os torna ainda vulneráveis. Vacine seu filho contra a gripe, anualmente, a partir dos 6 meses de idade e evite a otite média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário