terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PLANEJANDO ATIVIDADES DIFERENCIADAS

• PARCERIAS para um trabalho mais efetivo: Professor-Professor / Professor-Aluno / Professor-Coordenador




• A EDUCAÇÃO EM 3 TEMPOS:



1º TEMPO: O professor como transmissor de conhecimento; detentor do saber; “Eu repito uma vez só”.

2º TEMPO: Início da globalização; conhecimentos múltiplos; preocupação de transformar informação em conhecimento.

3º TEMPO: O limite do aprender está em questão; reflexão sobre como o aluno aprende; o professor precisa aprender a desaprender e perceber que não é o dono da verdade.



• A partir dos conceitos de inteligências múltipla e emocional, o objetivo central da educação é de formar e não informar.



• Dr. Haward Gardner definiu inteligência “como o processo de aprender e apreender a informação cognitiva, emocional e sensorial, a capacidade de tomar decisões e encontrar soluções e respostas a perguntas, problemas ou dilemas”.



• Inteligências: lingüística, musical, lógico-matemática, espacial, sinestésica, natural, intrapessoal e interpessoal. Em aulas diversificadas há uma maior possibilidade em atingir todas as inteligências.



• 8 características do trabalhador do século XXI segundo a UNESCO:



1. Ser flexível e não especialista demais;

2. Ter mais criatividade do que informação;

3. Estudar durante a vida toda;

4. Adquirir habilidades sociais e capacidade de expressão;

5. Assumir responsabilidades (autonomia);

6. Ser empreendedor;

7. Entender as diferenças culturais;

8. Adquirir intimidade com as novas tecnologias.



• O ato de planejar é uma atividade intencional pela qual se projetam fins e estabelecem meios para atingi-los. Por isso não é neutro; produz e reproduz ideologia. Para planejar é preciso conhecer a proposta pedagógica da escola, a teoria de aprendizagem que a embasa e ter clareza da formação do Homem que se pretende formar (o ideal de Homem). Ao planejar qualquer ação, pense se ela está relacionada com os objetivos da educação em que você acredita e para a qual está comprometido. Pergunte: Por que? Para quem?



• Você já pensou que seu aluno pode ser o professor do seu neto? O administrador do seu bairro? Que tipo de ser humano você quer encontrar no futuro para conviver?



RESPONSÁVEL – CRIATIVO – ÉTICO – CAPAZ – ATUANTE – HUMANO – FELIZ – CIDADÃO – HONESTO - ......

Portanto: na sala de aula devemos formar o aluno para ser um adulto assim; os pais querem a mesma coisa para seus filhos.



Porque pensamos em atividades diferenciadas?



• As atividades diversificadas ampliam as possibilidades de aprendizagem dos alunos.

• Pelas experiências diferenciadas aprendem através do lúdico, da vivência, da constatação pelo real, do relacionamento, educando-se para o pleno exercício da cidadania.

• Constata-se que na maioria das vezes o aprendizado que ocorre no seio destas atividades tem eficiência muito superior ao aprendizado escolar formal.

• As atividades diversificadas devem ser contextualizadas.

• O aluno aprende:

- vivendo uma cultura (folclore);

- ouvindo outros ritmos;

- sentindo outros sabores;

- praticando a cooperação;

- curtindo a vida;

- somando para dividir (pic-nic com turmas diferentes, o aluno tem um limite de comida para trazer, trabalha-se a partilha);

- criando (customização de roupas);

- construindo;

- dançando;

- vivendo outros papéis (desfile, teatro);

- valorizando outros saberes;

- ouvindo (mercado);

- conquistando (concursos, festival);

- demonstrando (teatro, sarau);

- exercendo cidadania;

- defendendo idéias (grêmio, representante de classe);

- comparando as diferenças;

- desenvolvendo habilidades (culinária, trabalhos manuais);

- ensinando (contando histórias para outros alunos);

- testando;

- chegando a conclusões (espaço para os alunos expor idéias);

- chegando a conceitos;

- representando (música, teatro, poesia, esporte);

- interpretando (utilização de livros paradidáticos);

- CONSTRUINDO UM MUNDO NOVO COM OUSADIA PARA FAZER DIFERENTE

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